terça-feira, 9 de julho de 2013

Por que sentimos cócegas?






Elas estão relacionadas a uma reação do organismo a situações de medo e pânico. É por isso que as cócegas geralmente se manifestam por meio de risadas desconfortáveis. É uma possível resposta que tem como objetivo de fazer o corpo reagir, por exemplo, se houver algum inseto caminhando sobre ele. A pele possui partes mais vulneráveis e sensíveis e são chamadas de terminações nervosas livres. "Esses receptores nervosos são os mesmos que nos permitem sentir dor, coceira e excessos de calor ou frio - ou seja, estímulos perturbadores que levam o organismo a se afastar deles", diz o neurologista Benito Pereira Damas, da Unicamp. Quando a pele é acariciada de uma determinada maneira, os  receptores transmitem o estímulo até o hipotálamo (o centro de prazer do cérebro).
 Porem quando a estimulação é profunda e  rápida  essa reação pode ter o resultado contrário, com risadas nervosas, gritos e movimentos bruscos, sinais de que se tornaram uma verdadeira tortura (é né Qq e Lucas?).
Mas ai surge outra pergunta, por que não podemos fazer cócegas em nos mesmos? Pois   quando uma pessoa faz o mesmo tipo de estimulação em suas próprias terminações nervosas, ela não consegue sentir cócegas. Isso se deve ao fato de que o cerebelo (centro de controle motor do cérebro) já recebeu uma cópia da informação desse movimento antes mesmo que ele fosse realizado, deixando assim o cérebro de sobreaviso e bloqueando sensações injustificadas de medo.

Por: Lílian Caroline Costa Câmara     D

Fontes:


Matéria:  http://mundoestranho.abril.com.br/materia/por-que-sentimos-cocegas-2

Nenhum comentário: