Geografia

                                         

                                          Direitos e deveres dos motoristas
               

                  Transitar sem oferecer perigo ou obstáculo à si mesmo, à terceiros e ao meio ambiente
                Essa frase resume os direitos e os deveres de qualquer cidadão apto a dirigir ou àqueles que estão na posição de pedestres.
                  Os motoristas não têm apenas deveres a cumprir, mas também direitos essenciais como: usufruir de vias seguras e bem estruturadas, ser educado em pleno trânsito, requerer e obter a ajuda necessária aos órgãos de trânsito, ser atendido em repartições públicas, receber assistência médica em acidentes de trânsito... 
                 Seus deveres são: ser paciente e bem-educado no trânsito, respeitar sinalizações como as faixas de pedestres, placas de sinalização e o próprio semáforo, possuir a carteira de habilitação, se for o caso usar sempre óculos ou aparelhos auditivos, dirigir sem a influência do álcool, o uso do cinto de segurança é fundamental, respeitar também os outros motoristas que estão transitando e em algumas situações parar o automóvel para a passagem do pedestre.
                 A maioria das leis educacionais de trânsito se baseia no RESPEITO que é fundamental em todas as fases de nossa vida, inclusive a relação entre pedestre e motorista.


 Para saber mais:


Por Luiz Henrique Pereira e Luann Gabriel.



                                               Lei Seca

Desde 19 de março de 2009, a Operação Lei Seca já salvou milhares de vidas. Tendo a importante missão de diminuir as alarmantes estatísticas e alerta a população dos riscos existentes na combinação de álcool e o transito. O Rio de Janeiro virou referência nacional na redução de mortes e acidentes no transito. A mudança de atitude e a conscientização são fundamentais, seja você também um colaborador da lei seca, deixe o carro em casa quando sair para beber e salve vidas.
A BLITZ DA LEI SECA
A blitz da Lei Seca, chamada “Abordagem Cidadã”, funciona da seguinte forma: Ao abordar o condutor do veículo, o policial informa às alterações que ocorreu no Código de Trânsito Brasileiro, solicita a documentação do condutor (CRLV e CNH) para que o agente do DETRAN possa avaliá-los e, caso seja necessário, tomar as medidas administrativas previstas para o caso. Chegando ao local indicado pelo policial é mostrado ao motorista o bafômetro, se o resultado do teste for negativo o motorista é liberado, porém quem for flagrado com até 0,29mg de álcool por litros de ar é enquadrado no artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o motorista recebe 7 pontos na CNH, e uma multa de R$ 1.915,40 além da suspensão do direito de dirigir por 12 meses. O carro fica apreendido ate a apresentação de outro motorista em condições para dirigir veículo. Em caso de reincidência em menos de 12 meses, o valor da multa é dobrado, ou seja, de R$ 3.830,80.
O motorista que ultrapassar o limite de 0,30 mg de álcool por litro, comete crime de trânsito, pelo artigo 306 do CTB, com pena de 6 messes a 3 anos de detenção , multa e suspensão ou proibição de conseguir obter a permissão ou a habilitação para dirigir.
Além do teste do bafômetro, perícia, vídeo, prova testemunhal ou outros meios de prova em direito admitidos podem ser utilizados para comprovar embriaguez.
Além de tudo um dos principais objetivos da lei seca é a paz no transito, pois somos todos responsáveis!

  Por: Lílian Caroline Costa Câmara       8º D

                           Direitos e deveres do pedestre

O pedestre
Pedestre é aquela pessoa que está em pé o viaja a pé, seja andando ou correndo. Se tratando do trânsito, se refere a pessoa que se locomove pelas vias.
Calçada
A calçada é o caminho para o pedestre que fica nas laterais da rua. Já o calçadão é uma forma pavimentada de praça exclusiva para a locomoção de pedestres.
Direitos e deveres
O pedestre deve, para sua segurança, andar sempre pelas calçadas, longe do meio- fio e, quando não a calçadas, deve andar no sentido contrario aos veículos. Para atravessar uma rua, o pedestre deve usar a faixa de pedestre ou passarelas e, quando não houver faixa, deve atravessar em sentido perpendicular (quando forma um angulo de 90°) a calçada. Antes de atravessar, mantenha distância do meio-fio, olhe para os dois lados e certifique-se que o motorista o notou.


4. Placas de trânsito
            4.1. Placas de Regulamentação

 


 





4.2. Placas de Advertência


 


 



4.3. Placas de Indicação

4.3.a. Placas Educativas



 




4.3.b. Placas de Serviços Auxiliares



 

Por Luís Augusto



Os números do trânsito



 Imagem retirada do site: http://www.serasaexperian.com.br/guiaidoso/imagens/ilustra20.gif


Hoje em dia é fácil perceber a grande quantidade de carros que há em cidades e estados, como nos mostram os jornais, outros meios de comunicação ou apenas olhando o movimento das ruas de uma cidade. O número de veículos em todo o Brasil tem aumentado a cada ano bem como os acidentes que ficaram ainda mais constantes devido, muitas vezes, à irresponsabilidade do motorista, do ciclista, do pedestre entre outros que utilizam as rodovias. Em 2009, de acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) o País possuía uma frota de 59,3 milhões de veículos e mais de 400 mil acidentes de trânsito com vítimas. Para que os acidentes não ocorressem, dependíamos dos 51,8 milhões de condutores habilitados que havia na época.  Vejamos e agora alguns dados cedidos pelo Denatran e Ministério das Cidades:

No Brasil houve 403.278 acidentes de trânsito com vítimas, no ano de 2009, sendo classificados em:


Colisão ou choque – 202.102
Tombamento/Capotamento – 31.524
Atropelamento – 49.052
Choque c/ Objeto Fixo – 31.752.


Podemos perceber que o tipo de acidente que se repete mais são as colisões ou choques. No entanto quando observamos as vitimas fatais nos acidentes, ainda segundo as informações que pesquisamos, podemos ver que dos 20.604 das vitimas fatais 16.077 foram de sexo masculino e 3.651 do sexo feminino. As vitimas desses acidentes foram em sua maioria os motociclistas (5.266), pedestres (4.685) e os condutores (4638).


Os acidentes de trânsito com vítimas não fatais alcançou o número de 501.829, e foram envolvidos nesses acidentes automóvel/camioneta – 248.863 ônibus/microônibus – 20.184, caminhão/caminhonete – 116.201, motocicleta – 210.042 e até bicicleta – 79.482.


Quando observamos a idade e o sexo dos condutores envolvidos nos acidentes de trânsito com vítimas encontramos 18.754 menores de 18 anos. Isso mostra o quanto, em nosso país, a fiscalização é frágil, pois não é permitido pessoas menores de 18 anos dirigirem. Os demais condutores estavam na faixa etária de 18 a 29 anos com 177.093 acidentes, de 30 a 59 anos com 218.819 e de 60 anos ou mais com 23.317 acidentes. É bastante interessante ver que pessoas adultas, ditas responsáveis são as mais envolvidas nos acidentes de trânsito.


 Outra informação que se pode destacar é o fato de serem homens a provocar a grande maioria dos acidentes (388.712) quando os provocados por pessoas do sexo feminino foram 70.878.                 





Frota de veículos em 2009 – 59.361.642

Quantidade de veículos distribuídos nas capitais brasileiras no ano de 2009

São Paulo - 6.140.189

Recife - 450.322

João Pessoa - 204.679

Rio de Janeiro- 1.947.622

Manaus - 407.873

Aracaju - 187.299

Belo Horizonte - 1.227.917

Campo Grande - 359.470

Maceió - 185.773

Curitiba - 1.193.580

Belém - 263.643

Vitória - 153.360

Brasília - 1.149.696

Natal - 255.817

Porto Velho - 135.661

Goiânia - 808.618

Teresina - 246.053

Boa Vista - 99.316

Porto Alegre - 672.624

Florianópolis - 243.399

Palmas - 95.957

Fortaleza - 645.765

Cuiabá - 241.564

Rio Branco - 93.650

Salvador - 597.039

São Luís - 217.515

Macapá - 81.992

Fonte: DENATRAN


Segundo notícia vinculada pelo site IG, em 2012, os dados do Ministério da Saúde de 2010 afirmam que 42.844 pessoas morreram nas estradas e ruas do país. O maior crescimento foi o de acidentes envolvendo motos com cerca de 10.820 mortos.

O crescimento da frota veicular não ocorreu apenas em locais mais desenvolvidos como nas regiões Sul e Sudeste. Esse fato se deu também no Norte e Nordeste. No caso do estado do Rio Grande do Norte, de acordo com o Detran (Departamento Estadual de Trânsito), esse estado sofreu um crescimento de quase 118% desde 2005 até o ano passado.

Diante dessa realidade, é necessário que haja um aumento da consciência e educação no trânsito para evitar que ocorram esses altos índices de acidentes e, assim, tenhamos menos mortes.

E vocês, o que acham sobre isso?


Por : Isabel Rodrigues de Meneses e Anna Beatrice Guedes Albuquerque             8º D 





Pessoal hoje estou trazendo umas dicas de educação no trânsito 

                                                                      
                                                                       



DICAS DE SEGURANÇA NO TRÂNSITO


PEDESTRES

- Andar sobre a calçada destinada a pedestre, na ausência desta, ande o mais próximo possível do acostamento, sempre no sentido contrário ao da circulação dos veículos;

- Ao caminhar em companhia de crianças, coloque esta no lado interior da calçada. Quando não houver calçada, mantenha a criança do lado interno do acostamento. Sempre segurando-a pelo braço;

- Evite brincadeiras no leito das vias, ou seja no meio das rua, ou então andar e/ou permanecer em grupos no meio destas;


Ao atravessar um rua ou uma avenida adote o seguinte procedimento:



- Sempre que possível atravesse a via nas faixas destinadas aos pedestres. Caso não haja faixa de travessia, atravesse próximo de onde houver sinalização semafórica;

- Onde não houver sinalização semafórica procure atravessar próximo ao cruzamento, o mais perto possível da esquina, preferencialmente utilize a faixa de pedestre , quando houver;

- Não havendo sinalização semafórica nem faixa de pedestre procure atravessar a via em linha reta no sentido perpendicular a sua borda (calçada, acostamento ou meio fio);

- Antes de atravessar olhe para a esquerda, depois para a direita e logo em seguida para a esquerda novamente. Só atravesse com segurança;
- Atravesse a via andando calmamente. Não corra nunca, pois poderá tropeçar e cair;
- Nunca atravesse a via saindo rapidamente por trás ou pela frente de um veículo estacionado. 
- Evite cruzar ou atravessar as vias sobre pontes, viadutos, túneis, aclives ou declives (ladeiras), exceto onde houver permissão;
- Ao utilizar o transporte coletivo, somente suba ou desça do veículo quando este estiver devidamente parado;
- Ao descer do ônibus, nunca atravesse a via por trás ou pela frente deste, pois os demais motoristas poderão ão perceber sua entrada na via, deixe o ônibus sair então atravesse com segurança;
- Ao caminhar nas vias conduzindo animais procure sempre manter estes sob o seu controle, segurando-os com cordas ou correntes apropriadas;
- Em dias chuvosos use sempre roupas claras e dê atenção diferenciada a seu calçado, pois a pista se torna escorregadia e um calçado inadequado poderá contribuir para um acidente;
- Nunca permita que crianças abaixa de sete anos andem sozinhas pelas vias terrestres. De modo similar não permita que pessoas com alguma deficiência física ou psicológica, que comprometa sua segurança no trânsito, andem sozinhas pelas vias terrestres.



CICLISTAS

- Conduza sua bicicleta na mesma mão de direção dos demais veículos, o mais próximo possível do bordo da via (calçada, acostamento ou meio fio);
- Use sempre roupas claras para que os demais condutores possam vê-lo com mais facilidade;
- Equipe sua bicicleta com retrovisores direito e esquerdo, alerta sonoro, catadióptricos (olho-de-gato na parte frontal, lateral e traseira);
- Procure manter seu veículo (Bicicleta) sempre em boas condições de uso: freios, pneus, rolamentos, corrente, coroa e catraca;
- Evite usar seu veículos para exibir manobras perigosas nas vias públicas (Andar com uma das rodas) ou outras brincadeiras, este comportamento põe em rico a sua segurança e a dos outros usuários das vias;
- Ao andar em grupo, procure manter as bicicletas sempre uma atrás da outra, em fila indiana;
- Respeite a sinalização de trânsito e os pedestres, bem como os demais veículos, pois disto depende sua vida;

- Sempre que possível utilize capacete e óculos de proteção;
- Não circule sobre calçadas, passeios públicos os outros locais destinados exclusivamente para pedestres;

- Antes de realizar manobras de conversão para a direita ou esquerda, verifique se não há outros veículos ou pedestres que estejam com a preferência de passagem.

MOTOCICLISTAS

- Use sempre o capacete de segurança com viseira ou óculos de proteção e com a “jugular” devidamente fixada, você e o garupa;
- Use roupas claras, para que os demais condutores possam vê-lo com mais facilidade;
- Utilizar o farol aceso em todos os seus deslocamentos;
- Evite conduzir motocicleta descalço ou de sandalhas. Use sempre calçados fechados: tênis, sapatos ou botas;
- Respeite as leis e a sinalização de trânsito;
- Procure andar sempre na pista da direita e dentro do ângulo de visão do motorista a sua frente;
- Evite ultrapassar veículos pela direita ou pelo acostamento;
- Nunca pare ou estacione atrás de veículos de grande porte, principalmente em aclives acentuados;
- Evite ficar “costurando” entre os demais veículos ou exibindo manobras perigosas;
- Sinalize todas as manobras de conversão, parada, estacionamento e ultrapassagem;
- Durante a noite e dias chuvosos reduza a velocidade e redobre a atenção;

- Nunca consuma bebidas alcoólicas, substâncias entorpecentes ou remédios calmantes antes de conduzir sua motocicleta. Quando estiver sob efeito de alguma dessas substâncias, ou não sentir-se bem, não dirija seu veículo.


AUTOMÓVEIS, ÔNIBUS E VEÍCULOS DE CARGA

- Respeite as leis e a sinalização de trânsito. E acima de tudo respeite a vida;
- Mantenha seu veículo sempre em boas condições de uso e circulação, fazendo periodicamente a revisão de 1º escalão dos equipamentos obrigatório;
- Use sempre o cinto de segurança, você e os demais ocupantes do seu veículo;
- Em dias chuvosos ou sob forte cerração, reduza a velocidade, acenda os faróis e redobre a atenção;
- Nunca pare ou estacione seu veículo no leito da via, em locais proibidos pela sinalização de trânsito ou locais de grave risco de acidente;
- Ao dirigir, não consuma bebidas alcoólicas ou substâncias entorpecentes, elas reduzem os reflexos e prejudicam a coordenação motora, aumentando assim o rico de acidentes;
- Respeite a preferência dos demais usuários das vias, lembrando que o veículo maior é responsável pelo menor e todos são responsáveis pelo pedestre;
- Antes de sair, verifique além dos equipamentos obrigatórios do veículo, os documentos de porte obrigatório (CNH e CLA), para evitar maiores transtornos;
- Evite realizar nas vias públicas manobras perigosas “cavalo de pau”, pegas e rachas, sem a devida autorização da autoridade de trânsito;

- Estabeleça, ante de sair, um itinerário para o seu deslocamento, considerando as condições do tempo, o horário, a via, e possíveis alterações no fluxo normal do trânsito, para que você tenha um deslocamento tranqüilo e seguro, levando em conta o seu bem estar e não a sua pressa.


CINTO DE SEGURANÇA


Embora todos saibam da obrigatoriedade e importância do uso do cinto de segurança, ainda há uma questão que os motoristas esquecem: o uso do cinto de segurança no banco de trás. Em caso de colisão frontal, os passageiros que viajam no banco de trás ganham com a velocidade um peso muito maior do que aquele correspondente a sua massa corporal.
- Instale assentos especiais para crianças até 3 anos.
- No caso de crianças maiores, cuide para que o cinto não machuque. Ajuste a cintura do cinto, ou coloque alguma proteção que traga mais conforto à criança.



CUIDADO COM OS PNEUS


Além da garantir maior vida útil aos pneus, mantê-los calibrados evita desperdício de combustível.
A cada 500 Km, é recomendável verificar o balanceamento.
Rodas balanceadas podem afetar outras partes mecânicas do veículo como suspensão e rolamentos, além dos próprios pneus.
Procure calibrá-los ao menos uma vez por mês, apenas quando eles estiverem frios.



EVITE COLISÕES


"Colar" demais no veículo que vai à frente é causa constante de acidentes. Para minimizar os riscos, há algumas coisas que você pode fazer;
- Inspecione com freqüência as luzes de freios para certificar-se de seu bom funcionamento e visibilidade;
- Preste atenção ao que acontece aos seu redor;
- Use os espelhos retrovisores;
- Sinalize com antecedência suas ações;
- Reduza a velocidade gradualmente. Evite sustos;
- Mantenha-se dentro dos limites de velocidade. Trafegar muito devagar pode ser tão perigoso quanto andar em alta velocidade.


MOTORISTA X A LUZ


As condições de iluminação são muito importantes na direção defensiva. A intensidade da luz natural ou artificial pode afetar a capacidade do motorista de ver ou de ser visto.
- Proteja seus olhos da incidência direta da luz solar usando óculos escuros, ou baixe o pára-sol.
- Evite viajar nas primeiras horas da manhã e no final da tarde.


MEIO AMBIENTE


Ter uma viagem agradável não depende apenas das boas condições do veículo e do motorista. Uma estrada com uma rica paisagem natural também é muito importante. Para manter esta paisagem natural e a boa conservação da estrada, o motorista deve ter a consciência de que pequenos atos fazem a diferença.
- Atirar objetos na estrada muitas vezes contribui para a degradação da estrada e das matas;
- Uma simples ponta de cigarro ou um fundo de garrafa pode causar incêndios.



PEDESTRES/CRIANÇAS


• Não atravesse a rua correndo. Você pode cair e não conseguir se levantar a tempo.
• Evite pontos "cegos". Carros estacionados, banca de jornal, etc. Procure locais onde possa ver e ser visto por motoristas.
• Nunca atravesse fazendo "zig-zag" entre os carros.
• Olhe para os dois lados antes de atravessar.
• Suba e desça dos veículos quando estiverem completamente estacionados.
• Rua não é lugar de diversão. Brincadeiras só em áreas permitidas ao lazer.
• Aguarde o ônibus na calçada e afastado do meio-fio.
• Atravesse sempre na faixa de segurança e em linha reta.
• Conduzir bicicleta em vias proibidas é considerado infração.



TOME NOTA


• Só use o celular com o veículo parado.
• Seja prudente. Reduza a velocidade ao chegar em cruzamentos.
• Nunca dirija depois de ingerir bebidas alcoólicas.
• Dê preferência aos pedestres.
• Sinalize antecipadamente todas as manobras a serem efetuadas.
• Mantenha sempre distância de segurança em relação ao veículo da frente.
• Em pistas molhadas a aderência diminui. Pise levemente no freio.
• O uso do cinto de segurança é obrigatório para todos os ocupantes do veículo.
• Menores de 10 anos devem ser, obrigatoriamente, transportados nos bancos traseiros, com cinto de segurança.
• O processo de suspensão do direito de dirigir ocorre sempre que o motorista infrator atingir a contagem de vinte ou mais pontos negativos na Carteira Nacional de Habilitação.
                

Não existe segurança infalível, porém as ações preventivas de segurança contribuem para que os delitos não aconteçam.

Feito por Davi Melo  8º ano ''D''

Etiqueta e Trânsito
Vim falar um pouco sobre comportamento, etiqueta do tráfego. E aí vão algumas dicas:
  • Não brigue/xingue no trânsito, se etá estressado por causa do engarrafamento, não buzine, pois pode não ser só você que está estressado com o engarrafamento intenso. Ligue o som e relaxe, assim você estará precavendo brigas e até acidentes por causa da pressa!
  • Não dirija alcoolizado, o álcool atualmente representa um dos, senão o, grande fator para os acidentes mais terríveis! Ao ir em uma festa não beba se for o motorista, se quiser beber, dê as chaves do carro à alguém que não estará sobre a influência do álcool e não dirija.
  •  Não fale ao celular enquanto dirige, os telefones celulares representam uma grande distração podendo acarretar congestionamentos e batidas, onde outras pessoas sofrerão a pena pelo seu descuido! Então se não for importante não atenda, ou, dependendo da pessoa, peça ao passageiro para atender por você, mas se for importante encoste ou estacione o carro e atenda.

  Então para ilustrar isso eu trouxe imagens de propagandas da Bandeirantes que foram polêmicas, por retratar preconceito com animais, mas não deixou de perder seu humor:


 Por Luiz Henrique Pereira






As consequências dos Números dos Acidentes de Trânsito
 



 

A questão do Trânsito, no Brasil e no mundo, ainda é algo bastante intrigante, levando em conta o fato de que ele (o trânsito) foi organizado para trazer benefícios, como facilitar a locomoção das pessoas nos mais diversos espaços, possibilitando a elas atravessarem longas distâncias, seja a passeio seja transportando mercadorias a serem utilizadas no destino (alimento, vestuário, equipamento tecnológico, entre outros).

Contudo, o fato de várias pessoas fazerem isso ao mesmo tempo, pode trazer diversos problemas. Um deles seria os acidentes causados pela irresponsabilidade de quem utiliza as rodovias; outra causa a contribuir com acidentes, é a precariedade na estrutura das estradas e a fiscalização que, se fosse mais eficaz, no que se refere as condições do veículo ou do seu condutor, reduziria uma grande quantidade dos acidentes nas estradas.

De acordo com dados do DETRAN mais de 30 mil pessoas morrem no trânsito todos os anos, o que equivale a mais de 80 pessoas mortas por dia ou 1 pessoa a cada 18 minutos. Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil teve 40.610 mortes em acidentes de trânsito no ano de 2010, mostrando um crescimento de quase 7,5% em relação ao que foi registrado em 2009. Entre 2002 e 2010 o número de mortes com transporte terrestre cresceu 24% uma vez que, em 2002 se tinha 32.753 mortes, de acordo com dados fornecidos pelo Sistema de Informações de Mortalidade (SIM). Baseados nesses números, a Organização Mundial da Saúde (OMS), classificou o Brasil como o quinto país do mundo com mais mortes no trânsito.

No Brasil tem crescido o número de mortos por acidentes com transporte terrestre, principalmente com o uso de motocicleta. O Sistema de Informações de Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde informa que em 2010  25% das mortes ocorridas foram por acidentes de moto. Em nove anos (de 2002 a 2010), a quantidade de mortes envolvendo acidentados com motos quase triplicou no país, saltando de 3.744 para 10.143 mortes.


O gráfico a seguir traz a curva com os números de óbitos informados pelo Ministério da Saúde de 2002 a 2011, com aumento de 40% no período.


 


Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), do ano de 2007, os acidentes de trânsito aparecem como a segunda causa de morte entre jovens de 5 a 29 anos e a terceira causa de morte entre pessoas de 30 a 44 anos. Além dessas mortes, calcula-se que, por ano, em torno de 50 milhões de pessoas sejam feridas ou fiquem incapacitadas, em decorrência de acidentes de trânsito nas rodovias brasileiras.

No gráfico, os números do aumento, no período de 2002 a 2012, de dois indicadores relativos aos feridos com lesões graves:


 

As indenizações pagas entre janeiro e setembro de 2011 ultrapassou R$ 1,6 bilhão. A quantidade de vítimas indenizadas cresceu aproximadamente 42% em relação ao mesmo período do ano de 2010.

Antonio Penteado Mendonça, especialista em direito de seguros, afirma em publicação recente do Estado de S. Paulo: “Se as indenizações pagas representassem o total das mortes no trânsito, teríamos praticamente 150 mortes por dia, ou 6,25 mortes por hora. Além disso, teríamos diariamente 596 pessoas inválidas, ou quase 25 vítimas por hora. Só que a realidade é pior porque nem todos reclamam o seguro. São números apavorantes em primeiro lugar pela constatação de que o trânsito brasileiro é um dos principais assassinos do País. Em segundo, porque ele é mais cruel ainda, ao deixar inválidas 107 mil pessoas a cada seis meses. E, em terceiro, mas não menos importante, porque o custo social desse quadro é muito mais caro do que o total das indenizações pagas pelo DPVAT.”





Existem dois tipos de acidentes: o evitável e o não evitável. O primeiro é aquele em que não se fez o que precisaria ter feito para preveni-lo (defeitos na via; excesso de velocidade, ingestão de bebida alcoólica...); enquanto o segundo é aquele em que mesmo tomando todas as providências para impedi-lo (má visibilidade provocada por questões climáticas), este veio a acontecer. Diversas estatísticas importantes, que se referem aos vários tipos de acidentes de trânsito, sinalizam o fato de que até mesmo os mínimos erros podem resultar em acidentes. Mais um motivo para se enfatizar a necessidade de educação para a segurança no trânsito.

 Postado por Isabel Rodrigues e Anna Beatrice



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