quinta-feira, 8 de agosto de 2013

A tecnologia no meio escolar.

Tecnologia e escolas, podem andar juntas?
                                       
               Atualmente, nós nos tornamos cada vez mais dependentes dos aparelhos eletrônicos, como os tablets e smartphones, que estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano. As escolas estão a todo tempo preocupadas com a educação de seus alunos, seu rendimento escolar e sua vida profissional.                      
                Já é de conhecimento dos educadores que a Internet é a ferramenta mais utilizada nos trabalhos científicos e pesquisas escolares, mas a ideia de ser utilizada como a principal ferramenta de aprendizado, substituindo os livros, ainda gera muita polêmica, pois os recursos tecnológicos constituem um objeto de distração para os jovens, inclusive pelo uso das redes sociais, porém seu uso nas salas de aula pode abrir novas possibilidades para alunos e professores, superando as barreiras físicas e o acesso limitado aos recursos de informação existentes e, literalmente, colocando um mundo de informações à ponta dos dedos.
A opinião dos educadores.
           “Todos eles (aparelhos eletrônicos) possibilitam um nível de informação muito grande, e coisas que são há um minuto, depois não são mais, e esses aparelhos nos possibilitam estar sempre antenados com o mundo” disse Elizabeth ,coordenadora do Colégio Salesiano São José em Natal-RN; já quanto ao mau uso desses recursos, o coordenador Francisco Edivaldo Diógenes  deu a seguinte declaração:  “Existem alunos que ao invés de pesquisar o que está sendo dado em sala de aula, eles estariam no Facebook ou no Twitter, vendo os status e atualizações dos colegas, ao invés de estarem concentrados, isso apresentaria uma distração.” Esse relato mostra que até ao ligar um tablet ou um notebook o aluno precisa amadurecer, saber até que ponto deve-se ir.
                 Outro grande questionamento é se os alunos irão mesmo aprender, ou isso é apenas um disfarce da verdadeira educação brasileira? “[...] hoje em dia a educação está muito deteriorada, se alguns alunos não sabem nem o básico, com a chegada de novas tecnologias, vão ficar perdidos, se for implantada com o método atual.”  Declara  Naldemir Fernandes, ex-professora de escola particular.
  O Brasil está inovando?
                   A inclusão dos tablets nas escolas seria mais um ponto da nova era tecnológica no Brasil, mas a expansão do serviço ainda é lenta, apenas 7% das  escolas públicas do Brasil possuem computadores nas salas de aula, porém 99% das instituições possuem computadores em toda a escola. Mas seria viável para um país, onde a educação básica não funciona corretamente, implantar uma nova forma pedagógica que exige capacitação dos profissionais? Hoje muitas escolas públicas se encontram depredadas, professores com péssimas condições de trabalho e salários muito baixos. O Brasil deve primeiro criar a base de sua educação para depois poder se aprofundar em outro meio de aprendizado. Como pode ser visto no gráfico abaixo, o Ministério da Educação planeja usar 55,6% do orçamento de 2013 para  melhorias na educação brasileiraem escolas públicas

As escolas estão preparadas?
             A proposta é de que todas as escolas que receberiam os tablets teriam  Wi-fi. Seus educadores ainda receberiam a capacitação para o uso do aparelho e ainda a pedagogia que seria utilizada com as novas ferramentas.

O aparelho.
           O tablet, como mostra o infográfico abaixo, é de uso individual do aluno, com tela de 10,1 polegadas, 2 GB de memória e um disco rígido de 320 GB, sem falar da caneta e do teclado integrado, cerca de 12 mil livros digitais podem ser armazenados no aparelho.

O mundo já tem resultados!
      Em Bolton, noroeste da Inglaterra, há uma escola que tomou a decisão de substituir todos os livros didáticos por tablets e os resultados foram bastante positivos, segundo o diretor da escola Showk Badat, a mudança foi “natural”, e agora os professores podem acompanhar o desempenho dos alunos ao vivo e já conseguiram  ver melhoras. Já no Brasil, quase todas as escolas de ensino infantil e fundamental de Guaratinguetá, Osasco e Taboão da Serra já possuem tablets devido ao trabalho do governo juntamente com a empresa “Planeta Educação”, o governo de Pernambuco também tem um projeto de equipar boa parte de suas escolas com as ferramentas. A implantação da tecnologia de ponta no meio escolar promete uma grande inovação na educação de todo o mundo, mas para isso cabe aos alunos responsabilidade, e aos governos mundiais inovações em todos os níveis da educação, sendo assim mais um passo para o futuro deste planeta.



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