domingo, 9 de junho de 2013

Diário de Bordo - Dia 1


  •  Igarassu
      •  Convento de Santo Antônio

O Convento de Santo Antônio foi construído no século XVI por padres franciscanos na época do Brasil colonial.
Características:
A igreja é caraterizada pela arquitetura, pinturas e ornamentos do estilo barroco. Esse movimento tinha como objetivo atrair os fiéis por sua beleza e grandiosidade.
O território sagrado, ou seja, a parte pertencente à igreja começa com um cruzeiro situado a alguns metros da igreja. Esse espaço da igreja para o cruzeiro é chamado de átrio.
Na frente da igreja, há uma parte recuada com a figura de um santo padroeiro que nesse caso era Santo Antônio. Essa parte é chamada de nicho. As formas circulares e curvas que decoram a igreja são chamadas de volutas. No teto da entrada, há um conjunto de pinturas em caixotes. A igreja dava destaque ao brasão franciscano que estava tanto na frente quanto nos caixotes da igreja. Esse brasão representava o braço de São Francisco e o de Jesus.
Ao entra na parte lateral da igreja vimos o claustro que é o lugar onde os padres circulam e se relacionam. Seguimos então para a pinacoteca e vimos obras de diversos artistas do Brasil colônia e do estilo barroco.
Em seguida, nos dirigimos à nave principal da igreja. À frente da nave encontra-se o transepto e logo em seguida, o altar mor. Tanto no transepto quanto no altar mor existem muitas figuras religiosas decoradas com madeiras recobertas por folhas de ouro.

Galeria de fotos:
Convento de Santo Antônio

Frente do Convento de Santo Antônio

Caixote com o Brasão Franciscano

Altar mor
Altar mor

Detalhe da parede com azulejos

Átrio

Claustro

  •  Igreja de Santos Cosme e Damião

Frente da Igreja de Santos Cosme e Damião
Vimos também a igreja de Santos Cosme e Damião que foi a primeira igreja do Brasil. Ela não apresenta muitos ornamentos ou decorações como no convento de Santo Antônio.
      • Igreja do Sagrado Coração de Jesus
Igreja do Sagrado Coração de Jesus
Em Igarassu visitamos por último a igreja do Sagrado Coração de Jesus. Nela vimos a roda dos expostos a qual colocavam-se doações para as freiras.

Por Luís Augusto

Nenhum comentário: