Tecnologia
e escolas, podem andar juntas?
Atualmente, nós nos tornamos cada vez mais
dependentes dos aparelhos eletrônicos, como os tablets e smartphones,
que estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano. As escolas estão a todo
tempo preocupadas com a educação de seus alunos, seu rendimento escolar e sua
vida profissional.
Já é de conhecimento dos
educadores que a Internet é a ferramenta
mais
utilizada nos trabalhos científicos e pesquisas escolares, mas a ideia de ser
utilizada como a principal ferramenta de aprendizado, substituindo os livros,
ainda gera muita polêmica, pois os recursos tecnológicos constituem um objeto
de distração para os jovens, inclusive pelo uso das redes sociais, porém seu uso
nas salas de aula pode abrir novas possibilidades para alunos e professores,
superando as barreiras físicas e o acesso limitado aos recursos de informação
existentes e, literalmente, colocando um mundo de informações à ponta dos
dedos.
A opinião dos educadores.
“Todos eles (aparelhos
eletrônicos) possibilitam um nível de informação muito grande, e coisas que são
há um minuto, depois não são mais, e esses aparelhos nos possibilitam estar
sempre antenados com o mundo” disse Elizabeth ,coordenadora do Colégio
Salesiano São José em Natal-RN; já quanto ao mau uso desses recursos, o
coordenador Francisco Edivaldo Diógenes
deu a seguinte declaração: “Existem
alunos que ao invés de pesquisar o que está sendo dado em sala de aula, eles
estariam no Facebook ou no Twitter, vendo os status e atualizações dos colegas,
ao invés de estarem concentrados, isso apresentaria uma distração.” Esse relato
mostra que até ao ligar um tablet ou
um notebook o aluno precisa
amadurecer, saber até que ponto deve-se ir.
Outro grande questionamento
é se os alunos irão mesmo aprender, ou isso é apenas um disfarce da verdadeira
educação brasileira? “[...] hoje em dia a educação está muito deteriorada, se
alguns alunos não sabem nem o básico, com a chegada de novas tecnologias, vão
ficar perdidos, se for implantada com o método atual.” Declara
Naldemir Fernandes, ex-professora de escola particular.
O Brasil está inovando?
A inclusão dos tablets nas escolas seria mais um ponto da
nova era tecnológica no Brasil, mas a expansão do serviço ainda é lenta, apenas
7% das escolas públicas do Brasil
possuem computadores nas salas de aula, porém 99% das instituições possuem
computadores em toda a escola. Mas seria viável para um país, onde a educação
básica não funciona corretamente, implantar uma nova forma pedagógica que exige
capacitação dos profissionais? Hoje muitas escolas públicas se encontram
depredadas, professores com péssimas condições de trabalho e salários muito
baixos. O Brasil deve primeiro criar a base de sua educação para depois poder se
aprofundar em outro meio de aprendizado. Como pode ser visto no gráfico abaixo, o Ministério da
Educação planeja usar 55,6% do orçamento de 2013 para melhorias na educação brasileiraem escolas
públicas
A proposta é de que todas as
escolas que receberiam os tablets teriam
Wi-fi.
Seus educadores ainda receberiam a capacitação para o uso do aparelho e ainda a
pedagogia que seria utilizada com as novas ferramentas.
O aparelho.
O tablet, como mostra o infográfico abaixo, é de uso individual do
aluno, com tela de 10,1 polegadas, 2 GB de memória e um disco rígido de 320 GB,
sem falar da caneta e do teclado integrado, cerca de 12 mil livros digitais
podem ser armazenados no aparelho.
O
mundo já tem resultados!
Em
Bolton, noroeste da Inglaterra, há uma escola que tomou a decisão de substituir
todos os livros didáticos por tablets e
os resultados foram bastante positivos, segundo o diretor da escola Showk Badat, a mudança foi “natural”, e
agora os professores podem acompanhar o
desempenho dos alunos ao vivo e já conseguiram ver melhoras. Já no Brasil, quase todas as
escolas de ensino infantil e fundamental de Guaratinguetá, Osasco e Taboão da Serra já possuem tablets devido ao trabalho do governo juntamente com a empresa
“Planeta Educação”, o governo de Pernambuco também tem um projeto de equipar
boa parte de suas escolas com as ferramentas. A implantação da tecnologia de
ponta no meio escolar promete uma grande inovação na educação de todo o mundo,
mas para isso cabe aos alunos responsabilidade, e aos governos mundiais
inovações em todos os níveis da educação, sendo assim mais um passo para o
futuro deste planeta.
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