Direitos e deveres dos motoristas
“Transitar sem oferecer perigo ou obstáculo à si mesmo, à terceiros e ao meio ambiente"
Essa frase resume os direitos e
os deveres de qualquer cidadão apto a dirigir ou àqueles que estão na posição
de pedestres.
Os motoristas não têm
apenas deveres a cumprir, mas também direitos essenciais como: usufruir de vias
seguras e bem estruturadas, ser educado em pleno trânsito, requerer e obter a
ajuda necessária aos órgãos de trânsito, ser atendido em repartições públicas,
receber assistência médica em acidentes de trânsito...
Seus deveres são: ser paciente e bem-educado
no trânsito, respeitar sinalizações como as faixas de pedestres, placas de
sinalização e o próprio semáforo, possuir a carteira de habilitação, se for o
caso usar sempre óculos ou aparelhos auditivos, dirigir sem a influência do
álcool, o uso do cinto de segurança é fundamental, respeitar também os outros
motoristas que estão transitando e em algumas situações parar o automóvel para
a passagem do pedestre.
A maioria das leis educacionais de
trânsito se baseia no RESPEITO que é fundamental em todas as fases de nossa
vida, inclusive a relação entre pedestre e motorista.
Para saber mais:
Por Luiz Henrique Pereira e Luann Gabriel.
Desde 19 de março de 2009, a Operação Lei Seca já salvou milhares de vidas. Tendo a importante missão de diminuir as alarmantes estatísticas e alerta a população dos riscos existentes na combinação de álcool e o transito. O Rio de Janeiro virou referência nacional na redução de mortes e acidentes no transito. A mudança de atitude e a conscientização são fundamentais, seja você também um colaborador da lei seca, deixe o carro em casa quando sair para beber e salve vidas.
A BLITZ DA LEI SECA
A blitz da Lei Seca, chamada “Abordagem Cidadã”, funciona da seguinte forma: Ao abordar o condutor do veículo, o policial informa às alterações que ocorreu no Código de Trânsito Brasileiro, solicita a documentação do condutor (CRLV e CNH) para que o agente do DETRAN possa avaliá-los e, caso seja necessário, tomar as medidas administrativas previstas para o caso. Chegando ao local indicado pelo policial é mostrado ao motorista o bafômetro, se o resultado do teste for negativo o motorista é liberado, porém quem for flagrado com até 0,29mg de álcool por litros de ar é enquadrado no artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o motorista recebe 7 pontos na CNH, e uma multa de R$ 1.915,40 além da suspensão do direito de dirigir por 12 meses. O carro fica apreendido ate a apresentação de outro motorista em condições para dirigir veículo. Em caso de reincidência em menos de 12 meses, o valor da multa é dobrado, ou seja, de R$ 3.830,80.
O motorista que ultrapassar o limite de 0,30 mg de álcool por litro, comete crime de trânsito, pelo artigo 306 do CTB, com pena de 6 messes a 3 anos de detenção , multa e suspensão ou proibição de conseguir obter a permissão ou a habilitação para dirigir.
Além do teste do bafômetro, perícia, vídeo, prova testemunhal ou outros meios de prova em direito admitidos podem ser utilizados para comprovar embriaguez.
Além de tudo um dos principais objetivos da lei seca é a paz no transito, pois somos todos responsáveis!
Por: Lílian Caroline Costa Câmara 8º D
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Por Luís Augusto
Colisão ou choque – 202.102
Tombamento/Capotamento – 31.524
Atropelamento – 49.052
Choque c/ Objeto Fixo – 31.752.
Direitos e deveres do pedestre
O pedestre
Pedestre é aquela pessoa que está em pé o viaja a pé, seja andando ou correndo. Se tratando do trânsito, se refere a pessoa que se locomove pelas vias.
Calçada
A calçada é o caminho para o pedestre que fica nas laterais da rua. Já o calçadão é uma forma pavimentada de praça exclusiva para a locomoção de pedestres.
Direitos e deveres
O pedestre deve, para sua segurança, andar sempre pelas calçadas, longe do meio- fio e, quando não a calçadas, deve andar no sentido contrario aos veículos. Para atravessar uma rua, o pedestre deve usar a faixa de pedestre ou passarelas e, quando não houver faixa, deve atravessar em sentido perpendicular (quando forma um angulo de 90°) a calçada. Antes de atravessar, mantenha distância do meio-fio, olhe para os dois lados e certifique-se que o motorista o notou.
4. Placas de trânsito
4.1. Placas de Regulamentação
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4.2. Placas de Advertência
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4.3. Placas de Indicação
4.3.a. Placas Educativas
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4.3.b. Placas de Serviços Auxiliares
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiCEozxMQHmsx4IyuvzTLtGEN866YxzpERBF_lNOrf9Z4Lsx5gCgZ27cbQJOTlW0c0_l_upxAuZRphgwG5UY6LSxSO0B_aTbZJKaqSPpfwWY2NSOqdc_GZpHxOLXxGrY2fMcg9LOT7FOLA/s200/19.jpg)
Por Luís Augusto
Os
números do trânsito
Imagem retirada do site:
http://www.serasaexperian.com.br/guiaidoso/imagens/ilustra20.gif
Hoje
em dia é fácil perceber a grande quantidade de carros que há em cidades e
estados, como nos mostram os jornais, outros meios de comunicação ou apenas
olhando o movimento das ruas de uma cidade. O número de veículos em todo o
Brasil tem aumentado a cada ano bem como os acidentes que ficaram ainda mais
constantes devido, muitas vezes, à irresponsabilidade do motorista, do
ciclista, do pedestre entre outros que utilizam as rodovias. Em 2009, de acordo
com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) o País possuía uma frota de
59,3 milhões de veículos e mais de 400 mil acidentes de trânsito com vítimas.
Para que os acidentes não ocorressem, dependíamos dos 51,8 milhões de
condutores habilitados que havia na época.
Vejamos e agora alguns dados cedidos pelo Denatran e Ministério das
Cidades:
No Brasil houve 403.278 acidentes de
trânsito com vítimas, no ano de 2009, sendo classificados em:
Colisão ou choque – 202.102
Tombamento/Capotamento – 31.524
Atropelamento – 49.052
Choque c/ Objeto Fixo – 31.752.
Podemos perceber que o tipo de acidente
que se repete mais são as colisões ou choques. No entanto quando observamos as
vitimas fatais nos acidentes, ainda segundo as informações que pesquisamos, podemos
ver que dos 20.604 das vitimas fatais 16.077 foram de sexo masculino e
3.651 do sexo feminino. As vitimas desses acidentes foram em sua
maioria os motociclistas (5.266), pedestres (4.685) e os condutores (4638).
Os acidentes de trânsito com vítimas não
fatais alcançou o número de 501.829, e foram envolvidos nesses acidentes
automóvel/camioneta – 248.863 ônibus/microônibus – 20.184, caminhão/caminhonete
– 116.201, motocicleta – 210.042 e até bicicleta – 79.482.
Quando observamos a idade e o sexo dos condutores envolvidos nos acidentes de trânsito
com vítimas encontramos 18.754 menores de 18 anos. Isso mostra o quanto,
em nosso país, a fiscalização é frágil, pois não é permitido pessoas menores de
18 anos dirigirem. Os demais condutores estavam na faixa etária de 18 a 29 anos
com 177.093 acidentes, de 30 a 59 anos com 218.819 e de 60 anos ou mais com 23.317 acidentes. É bastante
interessante ver que pessoas adultas, ditas responsáveis são as mais envolvidas
nos acidentes de trânsito.
Outra
informação que se pode destacar é o fato de serem homens a provocar a grande maioria dos
acidentes (388.712) quando os provocados por pessoas do sexo feminino
foram 70.878.
Frota de veículos em 2009 – 59.361.642
Quantidade
de veículos distribuídos nas capitais brasileiras no ano de 2009
| ||
São Paulo - 6.140.189
|
Recife - 450.322
|
João Pessoa - 204.679
|
Rio de Janeiro- 1.947.622
|
Manaus - 407.873
|
Aracaju - 187.299
|
Belo Horizonte - 1.227.917
|
Campo Grande - 359.470
|
Maceió - 185.773
|
Curitiba - 1.193.580
|
Belém - 263.643
|
Vitória - 153.360
|
Brasília - 1.149.696
|
Natal - 255.817
|
Porto Velho - 135.661
|
Goiânia - 808.618
|
Teresina - 246.053
|
Boa Vista - 99.316
|
Porto Alegre - 672.624
|
Florianópolis - 243.399
|
Palmas - 95.957
|
Fortaleza - 645.765
|
Cuiabá - 241.564
|
Rio Branco - 93.650
|
Salvador - 597.039
|
São Luís - 217.515
|
Macapá - 81.992
|
Fonte:
DENATRAN
Segundo
notícia vinculada pelo site IG, em
2012, os dados do Ministério da Saúde de 2010 afirmam que 42.844 pessoas morreram nas
estradas e ruas do país. O maior crescimento foi o de acidentes envolvendo motos
com cerca de 10.820 mortos.
O
crescimento da frota veicular não ocorreu apenas em locais mais desenvolvidos
como nas regiões Sul e Sudeste. Esse fato se deu também no Norte e Nordeste. No
caso do estado do Rio Grande do Norte, de acordo com o Detran (Departamento
Estadual de Trânsito), esse estado sofreu um crescimento de quase 118% desde
2005 até o ano passado.
Diante
dessa realidade, é necessário que haja um aumento da consciência e educação no
trânsito para evitar que ocorram esses altos índices de acidentes e, assim, tenhamos
menos mortes.
E
vocês, o que acham sobre isso?
Por : Isabel Rodrigues de Meneses e Anna Beatrice Guedes Albuquerque 8º D
Pessoal hoje estou trazendo umas dicas de educação no trânsito
DICAS DE SEGURANÇA NO TRÂNSITO
PEDESTRES
- Andar sobre a
calçada destinada a pedestre, na ausência desta, ande o mais próximo possível
do acostamento, sempre no sentido contrário ao da circulação dos veículos;
- Ao caminhar
em companhia de crianças, coloque esta no lado interior da calçada. Quando não
houver calçada, mantenha a criança do lado interno do acostamento. Sempre
segurando-a pelo braço;
- Evite
brincadeiras no leito das vias, ou seja no meio das rua, ou então andar e/ou
permanecer em grupos no meio destas;
Ao
atravessar um rua ou uma avenida adote o seguinte procedimento:
- Sempre que possível atravesse a via nas faixas destinadas aos pedestres. Caso
não haja faixa de travessia, atravesse próximo de onde houver sinalização
semafórica;
- Onde não houver sinalização semafórica procure atravessar próximo ao
cruzamento, o mais perto possível da esquina, preferencialmente utilize a faixa
de pedestre , quando houver;
- Não havendo sinalização semafórica nem faixa de pedestre procure atravessar a
via em linha reta no sentido perpendicular a sua borda (calçada, acostamento ou
meio fio);
- Antes de atravessar olhe para a esquerda, depois para a direita e logo em
seguida para a esquerda novamente. Só atravesse com segurança;
- Atravesse a via andando calmamente. Não corra nunca, pois poderá tropeçar e
cair;
- Nunca atravesse a via saindo rapidamente por trás ou pela frente de um
veículo estacionado.
- Evite cruzar ou atravessar as vias sobre pontes, viadutos, túneis, aclives ou
declives (ladeiras), exceto onde houver permissão;
- Ao utilizar o transporte coletivo, somente suba ou desça do veículo quando
este estiver devidamente parado;
- Ao descer do ônibus, nunca atravesse a via por trás ou pela frente deste,
pois os demais motoristas poderão ão perceber sua entrada na via, deixe o
ônibus sair então atravesse com segurança;
- Ao caminhar nas vias conduzindo animais procure sempre manter estes sob o seu
controle, segurando-os com cordas ou correntes apropriadas;
- Em dias chuvosos use sempre roupas claras e dê atenção diferenciada a seu
calçado, pois a pista se torna escorregadia e um calçado inadequado poderá
contribuir para um acidente;
- Nunca permita que crianças abaixa de sete anos andem sozinhas pelas vias
terrestres. De modo similar não permita que pessoas com alguma deficiência
física ou psicológica, que comprometa sua segurança no trânsito, andem sozinhas
pelas vias terrestres.
CICLISTAS
- Conduza sua bicicleta na mesma mão de direção dos demais veículos, o mais próximo possível do bordo da via (calçada, acostamento ou meio fio);
- Use sempre roupas claras para que os demais condutores possam vê-lo com mais facilidade;
- Equipe sua bicicleta com retrovisores direito e esquerdo, alerta sonoro, catadióptricos (olho-de-gato na parte frontal, lateral e traseira);
- Procure manter seu veículo (Bicicleta) sempre em boas condições de uso: freios, pneus, rolamentos, corrente, coroa e catraca;
- Evite usar seu veículos para exibir manobras perigosas nas vias públicas (Andar com uma das rodas) ou outras brincadeiras, este comportamento põe em rico a sua segurança e a dos outros usuários das vias;
- Ao andar em grupo, procure manter as bicicletas sempre uma atrás da outra, em fila indiana;
- Respeite a sinalização de trânsito e os pedestres, bem como os demais veículos, pois disto depende sua vida;
- Sempre que possível utilize capacete e óculos de proteção;
- Não circule sobre calçadas, passeios públicos os outros locais destinados exclusivamente para pedestres;
- Antes de realizar manobras de conversão para a direita ou esquerda, verifique se não há outros veículos ou pedestres que estejam com a preferência de passagem.
MOTOCICLISTAS
- Use sempre o capacete de segurança com viseira ou óculos de proteção e com a “jugular” devidamente fixada, você e o garupa;
- Use roupas claras, para que os demais condutores possam vê-lo com mais facilidade;
- Utilizar o farol aceso em todos os seus deslocamentos;
- Evite conduzir motocicleta descalço ou de sandalhas. Use sempre calçados fechados: tênis, sapatos ou botas;
- Respeite as leis e a sinalização de trânsito;
- Procure andar sempre na pista da direita e dentro do ângulo de visão do motorista a sua frente;
- Evite ultrapassar veículos pela direita ou pelo acostamento;
- Nunca pare ou estacione atrás de veículos de grande porte, principalmente em aclives acentuados;
- Evite ficar “costurando” entre os demais veículos ou exibindo manobras perigosas;
- Sinalize todas as manobras de conversão, parada, estacionamento e ultrapassagem;
- Durante a noite e dias chuvosos reduza a velocidade e redobre a atenção;
- Nunca consuma bebidas alcoólicas, substâncias entorpecentes ou remédios calmantes antes de conduzir sua motocicleta. Quando estiver sob efeito de alguma dessas substâncias, ou não sentir-se bem, não dirija seu veículo.
AUTOMÓVEIS, ÔNIBUS E VEÍCULOS DE CARGA
- Respeite as leis e a sinalização de trânsito. E acima de tudo respeite a vida;
- Mantenha seu veículo sempre em boas condições de uso e circulação, fazendo periodicamente a revisão de 1º escalão dos equipamentos obrigatório;
- Use sempre o cinto de segurança, você e os demais ocupantes do seu veículo;
- Em dias chuvosos ou sob forte cerração, reduza a velocidade, acenda os faróis e redobre a atenção;
- Nunca pare ou estacione seu veículo no leito da via, em locais proibidos pela sinalização de trânsito ou locais de grave risco de acidente;
- Ao dirigir, não consuma bebidas alcoólicas ou substâncias entorpecentes, elas reduzem os reflexos e prejudicam a coordenação motora, aumentando assim o rico de acidentes;
- Respeite a preferência dos demais usuários das vias, lembrando que o veículo maior é responsável pelo menor e todos são responsáveis pelo pedestre;
- Antes de sair, verifique além dos equipamentos obrigatórios do veículo, os documentos de porte obrigatório (CNH e CLA), para evitar maiores transtornos;
- Evite realizar nas vias públicas manobras perigosas “cavalo de pau”, pegas e rachas, sem a devida autorização da autoridade de trânsito;
- Estabeleça, ante de sair, um itinerário para o seu deslocamento, considerando as condições do tempo, o horário, a via, e possíveis alterações no fluxo normal do trânsito, para que você tenha um deslocamento tranqüilo e seguro, levando em conta o seu bem estar e não a sua pressa.
CINTO DE SEGURANÇA
Embora todos saibam da obrigatoriedade e importância do uso do cinto de segurança, ainda há uma questão que os motoristas esquecem: o uso do cinto de segurança no banco de trás. Em caso de colisão frontal, os passageiros que viajam no banco de trás ganham com a velocidade um peso muito maior do que aquele correspondente a sua massa corporal.
- Instale assentos especiais para crianças até 3 anos.
- No caso de crianças maiores, cuide para que o cinto não machuque. Ajuste a cintura do cinto, ou coloque alguma proteção que traga mais conforto à criança.
CUIDADO COM OS PNEUS
Além da garantir maior vida útil aos pneus, mantê-los calibrados evita desperdício de combustível.
A cada 500 Km, é recomendável verificar o balanceamento.
Rodas balanceadas podem afetar outras partes mecânicas do veículo como suspensão e rolamentos, além dos próprios pneus.
Procure calibrá-los ao menos uma vez por mês, apenas quando eles estiverem frios.
EVITE COLISÕES
"Colar" demais no veículo que vai à frente é causa constante de acidentes. Para minimizar os riscos, há algumas coisas que você pode fazer;
- Inspecione com freqüência as luzes de freios para certificar-se de seu bom funcionamento e visibilidade;
- Preste atenção ao que acontece aos seu redor;
- Use os espelhos retrovisores;
- Sinalize com antecedência suas ações;
- Reduza a velocidade gradualmente. Evite sustos;
- Mantenha-se dentro dos limites de velocidade. Trafegar muito devagar pode ser tão perigoso quanto andar em alta velocidade.
- Conduza sua bicicleta na mesma mão de direção dos demais veículos, o mais próximo possível do bordo da via (calçada, acostamento ou meio fio);
- Use sempre roupas claras para que os demais condutores possam vê-lo com mais facilidade;
- Equipe sua bicicleta com retrovisores direito e esquerdo, alerta sonoro, catadióptricos (olho-de-gato na parte frontal, lateral e traseira);
- Procure manter seu veículo (Bicicleta) sempre em boas condições de uso: freios, pneus, rolamentos, corrente, coroa e catraca;
- Evite usar seu veículos para exibir manobras perigosas nas vias públicas (Andar com uma das rodas) ou outras brincadeiras, este comportamento põe em rico a sua segurança e a dos outros usuários das vias;
- Ao andar em grupo, procure manter as bicicletas sempre uma atrás da outra, em fila indiana;
- Respeite a sinalização de trânsito e os pedestres, bem como os demais veículos, pois disto depende sua vida;
- Sempre que possível utilize capacete e óculos de proteção;
- Não circule sobre calçadas, passeios públicos os outros locais destinados exclusivamente para pedestres;
- Antes de realizar manobras de conversão para a direita ou esquerda, verifique se não há outros veículos ou pedestres que estejam com a preferência de passagem.
MOTOCICLISTAS
- Use sempre o capacete de segurança com viseira ou óculos de proteção e com a “jugular” devidamente fixada, você e o garupa;
- Use roupas claras, para que os demais condutores possam vê-lo com mais facilidade;
- Utilizar o farol aceso em todos os seus deslocamentos;
- Evite conduzir motocicleta descalço ou de sandalhas. Use sempre calçados fechados: tênis, sapatos ou botas;
- Respeite as leis e a sinalização de trânsito;
- Procure andar sempre na pista da direita e dentro do ângulo de visão do motorista a sua frente;
- Evite ultrapassar veículos pela direita ou pelo acostamento;
- Nunca pare ou estacione atrás de veículos de grande porte, principalmente em aclives acentuados;
- Evite ficar “costurando” entre os demais veículos ou exibindo manobras perigosas;
- Sinalize todas as manobras de conversão, parada, estacionamento e ultrapassagem;
- Durante a noite e dias chuvosos reduza a velocidade e redobre a atenção;
- Nunca consuma bebidas alcoólicas, substâncias entorpecentes ou remédios calmantes antes de conduzir sua motocicleta. Quando estiver sob efeito de alguma dessas substâncias, ou não sentir-se bem, não dirija seu veículo.
AUTOMÓVEIS, ÔNIBUS E VEÍCULOS DE CARGA
- Respeite as leis e a sinalização de trânsito. E acima de tudo respeite a vida;
- Mantenha seu veículo sempre em boas condições de uso e circulação, fazendo periodicamente a revisão de 1º escalão dos equipamentos obrigatório;
- Use sempre o cinto de segurança, você e os demais ocupantes do seu veículo;
- Em dias chuvosos ou sob forte cerração, reduza a velocidade, acenda os faróis e redobre a atenção;
- Nunca pare ou estacione seu veículo no leito da via, em locais proibidos pela sinalização de trânsito ou locais de grave risco de acidente;
- Ao dirigir, não consuma bebidas alcoólicas ou substâncias entorpecentes, elas reduzem os reflexos e prejudicam a coordenação motora, aumentando assim o rico de acidentes;
- Respeite a preferência dos demais usuários das vias, lembrando que o veículo maior é responsável pelo menor e todos são responsáveis pelo pedestre;
- Antes de sair, verifique além dos equipamentos obrigatórios do veículo, os documentos de porte obrigatório (CNH e CLA), para evitar maiores transtornos;
- Evite realizar nas vias públicas manobras perigosas “cavalo de pau”, pegas e rachas, sem a devida autorização da autoridade de trânsito;
- Estabeleça, ante de sair, um itinerário para o seu deslocamento, considerando as condições do tempo, o horário, a via, e possíveis alterações no fluxo normal do trânsito, para que você tenha um deslocamento tranqüilo e seguro, levando em conta o seu bem estar e não a sua pressa.
CINTO DE SEGURANÇA
Embora todos saibam da obrigatoriedade e importância do uso do cinto de segurança, ainda há uma questão que os motoristas esquecem: o uso do cinto de segurança no banco de trás. Em caso de colisão frontal, os passageiros que viajam no banco de trás ganham com a velocidade um peso muito maior do que aquele correspondente a sua massa corporal.
- Instale assentos especiais para crianças até 3 anos.
- No caso de crianças maiores, cuide para que o cinto não machuque. Ajuste a cintura do cinto, ou coloque alguma proteção que traga mais conforto à criança.
CUIDADO COM OS PNEUS
Além da garantir maior vida útil aos pneus, mantê-los calibrados evita desperdício de combustível.
A cada 500 Km, é recomendável verificar o balanceamento.
Rodas balanceadas podem afetar outras partes mecânicas do veículo como suspensão e rolamentos, além dos próprios pneus.
Procure calibrá-los ao menos uma vez por mês, apenas quando eles estiverem frios.
EVITE COLISÕES
"Colar" demais no veículo que vai à frente é causa constante de acidentes. Para minimizar os riscos, há algumas coisas que você pode fazer;
- Inspecione com freqüência as luzes de freios para certificar-se de seu bom funcionamento e visibilidade;
- Preste atenção ao que acontece aos seu redor;
- Use os espelhos retrovisores;
- Sinalize com antecedência suas ações;
- Reduza a velocidade gradualmente. Evite sustos;
- Mantenha-se dentro dos limites de velocidade. Trafegar muito devagar pode ser tão perigoso quanto andar em alta velocidade.
MOTORISTA
X A LUZ
As condições de iluminação são muito importantes na direção defensiva. A intensidade da luz natural ou artificial pode afetar a capacidade do motorista de ver ou de ser visto.
- Proteja seus olhos da incidência direta da luz solar usando óculos escuros, ou baixe o pára-sol.
- Evite viajar nas primeiras horas da manhã e no final da tarde.
MEIO AMBIENTE
Ter uma viagem agradável não depende apenas das boas condições do veículo e do motorista. Uma estrada com uma rica paisagem natural também é muito importante. Para manter esta paisagem natural e a boa conservação da estrada, o motorista deve ter a consciência de que pequenos atos fazem a diferença.
- Atirar objetos na estrada muitas vezes contribui para a degradação da estrada e das matas;
- Uma simples ponta de cigarro ou um fundo de garrafa pode causar incêndios.
PEDESTRES/CRIANÇAS
• Não atravesse a rua correndo. Você pode cair e não conseguir se levantar a tempo.
• Evite pontos "cegos". Carros estacionados, banca de jornal, etc. Procure locais onde possa ver e ser visto por motoristas.
• Nunca atravesse fazendo "zig-zag" entre os carros.
• Olhe para os dois lados antes de atravessar.
• Suba e desça dos veículos quando estiverem completamente estacionados.
• Rua não é lugar de diversão. Brincadeiras só em áreas permitidas ao lazer.
• Aguarde o ônibus na calçada e afastado do meio-fio.
• Atravesse sempre na faixa de segurança e em linha reta.
• Conduzir bicicleta em vias proibidas é considerado infração.
TOME NOTA
• Só use o celular com o veículo parado.
• Seja prudente. Reduza a velocidade ao chegar em cruzamentos.
• Nunca dirija depois de ingerir bebidas alcoólicas.
• Dê preferência aos pedestres.
• Sinalize antecipadamente todas as manobras a serem efetuadas.
• Mantenha sempre distância de segurança em relação ao veículo da frente.
• Em pistas molhadas a aderência diminui. Pise levemente no freio.
• O uso do cinto de segurança é obrigatório para todos os ocupantes do veículo.
• Menores de 10 anos devem ser, obrigatoriamente, transportados nos bancos traseiros, com cinto de segurança.
• O processo de suspensão do direito de dirigir ocorre sempre que o motorista infrator atingir a contagem de vinte ou mais pontos negativos na Carteira Nacional de Habilitação.
As condições de iluminação são muito importantes na direção defensiva. A intensidade da luz natural ou artificial pode afetar a capacidade do motorista de ver ou de ser visto.
- Proteja seus olhos da incidência direta da luz solar usando óculos escuros, ou baixe o pára-sol.
- Evite viajar nas primeiras horas da manhã e no final da tarde.
MEIO AMBIENTE
Ter uma viagem agradável não depende apenas das boas condições do veículo e do motorista. Uma estrada com uma rica paisagem natural também é muito importante. Para manter esta paisagem natural e a boa conservação da estrada, o motorista deve ter a consciência de que pequenos atos fazem a diferença.
- Atirar objetos na estrada muitas vezes contribui para a degradação da estrada e das matas;
- Uma simples ponta de cigarro ou um fundo de garrafa pode causar incêndios.
PEDESTRES/CRIANÇAS
• Não atravesse a rua correndo. Você pode cair e não conseguir se levantar a tempo.
• Evite pontos "cegos". Carros estacionados, banca de jornal, etc. Procure locais onde possa ver e ser visto por motoristas.
• Nunca atravesse fazendo "zig-zag" entre os carros.
• Olhe para os dois lados antes de atravessar.
• Suba e desça dos veículos quando estiverem completamente estacionados.
• Rua não é lugar de diversão. Brincadeiras só em áreas permitidas ao lazer.
• Aguarde o ônibus na calçada e afastado do meio-fio.
• Atravesse sempre na faixa de segurança e em linha reta.
• Conduzir bicicleta em vias proibidas é considerado infração.
TOME NOTA
• Só use o celular com o veículo parado.
• Seja prudente. Reduza a velocidade ao chegar em cruzamentos.
• Nunca dirija depois de ingerir bebidas alcoólicas.
• Dê preferência aos pedestres.
• Sinalize antecipadamente todas as manobras a serem efetuadas.
• Mantenha sempre distância de segurança em relação ao veículo da frente.
• Em pistas molhadas a aderência diminui. Pise levemente no freio.
• O uso do cinto de segurança é obrigatório para todos os ocupantes do veículo.
• Menores de 10 anos devem ser, obrigatoriamente, transportados nos bancos traseiros, com cinto de segurança.
• O processo de suspensão do direito de dirigir ocorre sempre que o motorista infrator atingir a contagem de vinte ou mais pontos negativos na Carteira Nacional de Habilitação.
Não existe segurança infalível, porém as ações
preventivas de segurança contribuem para que os delitos não aconteçam.
Feito por Davi Melo 8º ano ''D''
Etiqueta e Trânsito
Vim falar um pouco sobre comportamento, etiqueta do tráfego. E aí vão algumas dicas:
- Não brigue/xingue no trânsito, se etá estressado por causa do engarrafamento, não buzine, pois pode não ser só você que está estressado com o engarrafamento intenso. Ligue o som e relaxe, assim você estará precavendo brigas e até acidentes por causa da pressa!
- Não dirija alcoolizado, o álcool atualmente representa um dos, senão o, grande fator para os acidentes mais terríveis! Ao ir em uma festa não beba se for o motorista, se quiser beber, dê as chaves do carro à alguém que não estará sobre a influência do álcool e não dirija.
- Não fale ao celular enquanto dirige, os telefones celulares representam uma grande distração podendo acarretar congestionamentos e batidas, onde outras pessoas sofrerão a pena pelo seu descuido! Então se não for importante não atenda, ou, dependendo da pessoa, peça ao passageiro para atender por você, mas se for importante encoste ou estacione o carro e atenda.
Então para ilustrar isso eu trouxe imagens de propagandas da Bandeirantes que foram polêmicas, por retratar preconceito com animais, mas não deixou de perder seu humor:
Por Luiz Henrique Pereira
Postado por Isabel Rodrigues e Anna Beatrice
As consequências
dos Números dos Acidentes de Trânsito
A questão do Trânsito, no
Brasil e no mundo, ainda é algo bastante intrigante, levando em conta o fato de
que ele (o trânsito) foi organizado para trazer benefícios, como facilitar a
locomoção das pessoas nos mais diversos espaços, possibilitando a elas atravessarem
longas distâncias, seja a passeio seja transportando mercadorias a serem
utilizadas no destino (alimento, vestuário, equipamento tecnológico, entre
outros).
Contudo, o fato de várias
pessoas fazerem isso ao mesmo tempo, pode trazer diversos problemas. Um deles
seria os acidentes causados pela irresponsabilidade de quem utiliza as rodovias;
outra causa a contribuir com acidentes, é a precariedade na estrutura das
estradas e a fiscalização que, se fosse mais eficaz, no que se refere as condições
do veículo ou do seu condutor, reduziria uma grande quantidade dos acidentes
nas estradas.
De acordo com dados do DETRAN
mais de 30 mil pessoas morrem no trânsito todos os anos, o que equivale a mais
de 80 pessoas mortas por dia ou 1 pessoa a cada 18 minutos. Segundo o
Ministério da Saúde, o Brasil teve 40.610 mortes em acidentes de trânsito no
ano de 2010, mostrando um crescimento de quase 7,5% em relação ao que foi
registrado em 2009. Entre 2002 e 2010 o número de mortes com transporte
terrestre cresceu 24% uma vez que, em 2002 se tinha 32.753 mortes, de
acordo com dados fornecidos pelo Sistema de Informações de
Mortalidade (SIM). Baseados nesses números, a Organização Mundial da Saúde
(OMS), classificou o Brasil como o quinto país do mundo com mais mortes no
trânsito.
No Brasil tem crescido o número de mortos por acidentes
com transporte terrestre, principalmente com o uso de motocicleta. O Sistema de
Informações de Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde informa que em 2010 25% das mortes ocorridas foram por acidentes
de moto. Em nove anos (de 2002 a 2010), a quantidade de mortes envolvendo
acidentados com motos quase triplicou no país, saltando de 3.744 para 10.143
mortes.
O gráfico a seguir traz a curva com os números de
óbitos informados pelo Ministério da Saúde de 2002 a 2011, com aumento de 40%
no período.
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS),
do ano de 2007, os acidentes de trânsito aparecem como a segunda causa de morte
entre jovens de 5 a 29 anos e a terceira causa de morte entre pessoas de 30 a
44 anos. Além dessas mortes, calcula-se que, por ano, em torno de
50 milhões de pessoas sejam feridas ou fiquem incapacitadas, em decorrência de
acidentes de trânsito nas rodovias brasileiras.
No gráfico, os números do aumento,
no período de 2002 a 2012, de dois indicadores relativos aos feridos com lesões
graves:
As indenizações pagas entre
janeiro e setembro de 2011 ultrapassou R$ 1,6 bilhão. A quantidade de vítimas
indenizadas cresceu aproximadamente 42% em relação ao mesmo período do ano de
2010.
Antonio Penteado Mendonça,
especialista em direito de seguros, afirma em publicação recente do Estado de
S. Paulo: “Se as indenizações pagas representassem o total das mortes no
trânsito, teríamos praticamente 150 mortes por dia, ou 6,25 mortes por hora.
Além disso, teríamos diariamente 596 pessoas inválidas, ou quase 25 vítimas por
hora. Só que a realidade é pior porque nem todos reclamam o seguro. São números
apavorantes em primeiro lugar pela constatação de que o trânsito
brasileiro é um dos principais assassinos do País. Em segundo, porque ele é
mais cruel ainda, ao deixar inválidas 107 mil pessoas a cada seis meses. E, em
terceiro, mas não menos importante, porque o custo social desse quadro é muito
mais caro do que o total das indenizações pagas pelo DPVAT.”
Existem dois tipos de
acidentes: o evitável e o não evitável. O primeiro é aquele em que não se fez o
que precisaria ter feito para preveni-lo (defeitos na via; excesso de
velocidade, ingestão de bebida alcoólica...); enquanto o segundo é aquele em
que mesmo tomando todas as providências para impedi-lo (má visibilidade
provocada por questões climáticas), este veio a acontecer. Diversas
estatísticas importantes, que se referem aos vários tipos de acidentes de
trânsito, sinalizam o fato de que até mesmo os mínimos erros podem resultar em
acidentes. Mais um motivo para se enfatizar a necessidade de educação para a segurança
no trânsito.
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