quinta-feira, 2 de maio de 2013

Aleatoriedades: Chá Inglês


Os ingleses são conhecidos por seu grande amor ao chá das 5, ou Five O’clock Tea. Um costume que remonta ao século XVII e até os dias de hoje conquista todo tipo de gente. O que pode haver em comum entre o roqueiro de Nothing Hill, o executivo atarefado de Westminster e a senhora interessada em arte de Mayfair? Todos eles, se tiverem uma folguinha no final do dia, se renderão a uma boa xícara de chá preto, com algumas gotas de leite gelado e uma infinidade de guloseimas mais que deliciosas, que compõem o tradicional chá inglês.


  Dizem que este costume se iniciou quando Catarina de Bragança, recém-casada com Carlos II, pegou um resfriado logo em seus primeiros dias em terra inglesa (absolutamente possível considerando o tempo instável no país). Ela pediu que lhe servissem uma bebida quente. Ocorre que, ninguém na corte tinha esse costume. As damas de companhia lhe trouxeram ervas chinesas, ensinaram como fazer a imersão em água quente e, para agradar a princesa portuguesa, serviram a bebida acompanhada de doces.
  Foi Catarina também, dizem, quem ordenou a troca dos pratos e canecas de metal, usados na época, por porcelana chinesa. E instituiu alguns sabores que não podiam ficar de fora da mesa, como as geleias (a de laranja era sua preferida). Nascia assim uma tradição

Por Luiz Henrique Pereira



Nenhum comentário: